Azeite de Oliva

O tão famoso azeite de oliva está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Entretanto, temos que saber utilizá-lo para aproveitar todos os nutrientes que ele nos concede!

Primeiramente, devemos lembrar que não devmos esquentar o azeite de oliva. As propriedades nutricionais são voláteis e quando ocorre o aquecimento do azeite, os nutrientes vão pelos ares. Segundo Reda e Carneiro, os óleos vegetais polinsaturados utilizados nos alimentos são bons para organismo, mas quando submetidos a processos oxidativos, como a foto-oxidação e a termo-oxidação (temperatura elevada em contato com o ar), suas ligações duplas são alvos fáceis na decomposição desses óleos, transformando-os em uma série de produtos secundários prejudiciais ao organismo.

A quantidade de ácidos graxos monoinsaturados é de 77%, poliinsaturados, ômega 6 é de 8% e de ômega 3 é de 1%. Possui agentes que tem ação antiaterogênica, anticancerígena, imunológica e hipotensora.

Para quem estiver em processo de emagrecimento, deve utilizar o azeite mas com cautela, pois em uma colher de sopa tem 90 kcal. O importante é ter cautela! Portanto, vamos usufruir das propriedades funcionais do azeite de oliva utilizando-o da forma mais correta possível.




Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012