Nutricionista dá dicas de como se alimentar nos dias de folia


Escrito por Márcia Keller Alves  Qui, 07 de Fevereiro de 2013 15:38 para IdMed portal Terra.

O carnaval, uma das festas mais tradicionais do país, chegou e é preciso cuidar da saúde  para curtir os cinco dias de festas. De acordo com a nutricionista Márcia Keller, a alimentação é fundamental nesse quesito, para dar mais pique para quem quer aproveitar a festa.
O primeiro item da lista deve ser a hidratação: tomar líquidos antes, durante e depois de pular é fundamental para evitar a fadiga e a desidratação. "Não devem ser contabilizadas como líquido as bebidas alcoólicas e cafeinadas, pois sabe-se que o álcool e a cafeína desidratam e este líquido perdido deve ser reposto. Água é a melhor opção", diz ela.
O segundo item é a alimentação em si: fazer seis refeições por dia ou uma refeição a cada duas ou três horas ajudará a manter a energia. Evitar alimentos gordurosos nas refeições (frituras, biscoitos recheados, chocolate, pastas à base de maionese), pois esses alimentos têm uma digestão mais lenta e, com isso, podem provocar sono. Os minerais que são perdidos no suor devem ser repostos usando bebidas esportivas (para quem sua de verdade!). Os vegetais e as frutas repõem vitaminas e minerais, são refrescantes e ainda dão uma energia extra. "Os carboidratos (pão, massa, biscoitos, cereais...), que são fonte de energia importante para o corpo, devem estar presentes em todas as refeições", diz Márcia.

 Para quem não vai pular o carnaval em blocos ou clubes, mas pretende aproveitar o sol e a praia, a alimentação também é importante. Evite alimentos que estão expostos ao sol e ao vento por muito tempo (ou por tempo desconhecido), principalmente os proteicos (camarão, ostras, queijos, etc.). "Os petiscos de beira de praia podem representar riscos para todos se não forem preparados e armazenados conforme as boas práticas de fabricação", explica a nutricionista.
É possível, por outro lado, levar para a praia frutas com cascas que possam ser retiradas com facilidade (tangerina, banana), barras de cereais e biscoitos em embalagens individuais. Outra dica da nutricionista é aumentar o consumo de sucos de frutas naturais (como laranja, acerola, limonada) e água de coco, que são líquidos cheios de vitaminas e minerais que ajudam na recuperação de um dia brincando.
Outro cuidado básico é com a exposição ao sol. Evite ficar no sol das 10h às 16h, e, se não for possível, utilize protetor solar e use chapéus e guarda-sol.

CARNAVAL NO CLUBE:
Dentro de clubes, os cuidados devem ser bem parecidos: alimentação leve e balanceada e muito líquido. Se for possível levar para o clube uma mochila pequena ou bolsa, vale a pena levar frutas pequenas e firmes já higienizadas (maçã, pera, caqui), barras de cereal diversas (sem chocolate) e biscoitos salgados em embalagens individuais. "Hoje já existem no mercado bolos integrais e cucas em embalagens individuais de 40-60g, que são a porção perfeita para uma pessoa", diz Márcia. Além disso, se a mochila ou bolsa for térmica, pode-se levar água, sucos em caixinhas de 200ml e bebidas esportivas, além de sanduíches simples (pão e frios não gordurosos). Para os mais dedicados, palitos de legumes crus (cenoura e pepino) são uma boa pedida também.
Se não for possível levar a mochila ou a bolsa, é importante fazer uma refeição leve antes de ir para o clube, rica em carboidrato e pobre em gordura, e se hidratar bem. Lembrar de comprar e consumir líquidos durante toda a noite e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

CARNAVAL DE RUA:
Vale a mesma dica dos demais locais: frutas, barrinhas de cereal, caixinhas de suco pequenas, água de coco em caixinha, biscoitos em embalagens individuais. Cuidado ao procurar um local na rua para comer: se não tiver higiene adequada, evite.
E a ressaca, como aliviar? Para aliviar a ressaca deve-se descansar muito, tomar muitos líquidos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas neste dia. O consumo de soro caseiro para quem tem ressaca com vômito e dor de cabeça é indicado para evitar desidratar ainda mais. A alimentação deve ser leve, de modo que saladas cruas, frutas, legumes e cereais devem ser incluídos, e deve-se evitar frituras e carnes vermelhas. No lugar de bebidas alcoólicas, cafeína e refrigerantes, colocar sucos de frutas refrescantes, como limão, maracujá, abacaxi com hortelã e laranja. O suco de melancia é leve e hidratante.


DICAS GERAIS:
Além dos cuidados com a alimentação, também é necessário ter qualidade nas horas de descanso. Dormir e repousar diminui o risco de ter alguma lesão muscular por fadiga, por isso, é preciso um sono reparador, de qualidade.
Outra dica é usar roupas confortáveis, como as de algodão, que permitem a transpiração da pele. Se tiver que usar fantasia, escolha uma que seja de tecido e que consiga suar através da mesma.
"Vale a pena lembrar também das doenças sexualmente transmissíveis. Ninguém quer chegar ao final do carnaval com hepatite ou outras doenças. Sexo seguro sempre. Além disso, não sair beijando qualquer um também é uma atitude saudável. A 'doença do beijo' (mononucleose infecciosa) pode durar meses e derrubar qualquer folião", finaliza ela.
Nutrissoma - Rua Marquês do Pombal, 1824/303 - Higienópolis- Porto Alegre-RS Fone:(51)33614012